Postagens populares

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Embratur mostra a cultura de Pernambuco para o mundo

Por: Embratur

Uma comitiva de jornalistas da França, Portugal e Argentina desembarcaram em Pernambuco para conhecer e divulgar os destinos, cultura, gastronomia e peculiaridades do Estado. A press trip que segue até o próximo domingo, 26, é de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem o apoio da Secretaria de Turismo do Recife.

O roteiro teve início na última quarta, 22, e começou com um passeio pela Praia de Boa Viagem e citytour pelas cidades de Recife e Olinda. Os jornalistas também irão visitar Caruaru, onde farão a cobertura completa de uma das maiores festas de São João do Brasil, além de apreciar a comida típica do local.

Em paralelo, a Embratur programou a cobertura fotográfica da Festa de São João de Caruaru para o dia 25. Para a obtenção das imagens, panorâmicas, será utilizado o aplicativo 360° Panorama e as fotos divulgadas nos perfis sociais do Instituto (Facebook e Twitter) criados para a promoção do Brasil no exterior. As legendas das fotos serão em inglês, para facilitar a compreensão pelos estrangeiros da grandeza e riqueza da festa, uma das principais do calendário junino brasileiro.

Os jornalistas são de países definidos como de altíssima prioridade para a promoção do Brasil como destino turístico, segundo as diretrizes do “Plano Aquarela”. A organização da atividade tem como principal objetivo aprimorar o relacionamento com a imprensa internacional e aumentar a divulgação do país no exterior.

Festas juninas no Nordeste

Embora seja comemorada em todo Brasil, é no Nordeste que as festa juninas ganham um sentido especial. O evento em Caruaru, por exemplo, dura todo o mês de junho e é festejado muito além dos dias de Santo Antônio (12), São João (24) e São Pedro (29). A cidade se enfeita com bandeiras coloridas e oferece aos visitantes o que há de melhor em artesanato, comidas típicas e músicas, como o tradicional forró pé de serra.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. O resultado são hotéis, comércios e clubes lotados, aumentando os lucros e gerando empregos na região. Apesar de a maioria dos visitantes ser brasileira, é cada vez mais comum a presença de turistas europeus, asiáticos e norte-americanos atraídos ao Brasil exclusivamente para conhecer o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário