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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Viajante à Bordo e Ciência

Ciências Sociais Aplicadas / Gestão e Administração / Gestão de Negócios

ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO SETOR DE ENTRETENIMENTO E LAZER

Tiago Miranda Ribeiro

Kenney Alves Liberato

Thays Pinho

INTRODUÇÃO

O turismo e seu mercado diversificado vêem conquistando espaço global, tendo em vista sua relevância econômica social e a partir da necessidade que as pessoas têm de ocupar o “tempo liberado”. Para atender essa necessidade faz-se uso da segmentação da atividade em turismo de lazer. Enquanto atividade econômica geradora de lucros este segmento direciona estratégias de marketing para atingir um mercado-alvo, definindo produto, preço e promoção para satisfazer o cliente/turista a partir do produto ofertado. O presente trabalho objetivou fazer um diagnóstico sobre o nível de estratégias utilizadas no turismo de lazer e propor medidas para aperfeiçoá-las. Utilizou-se como campo empírico a empresa Wang Park, um parque temático sobre a cultura chinesa, situado no município de São José de Ribamar, no Estado do Maranhão. O parque oferece vários atrativos: réplicas de construções arquitetônicas da China antiga, pesque-pague, piscinas recreativas, pedalinho, quadras esportivas e espaços lúdicos, porém necessita de melhorias gerenciais e operacionais.

MÉTODOS

O procedimento técnico escolhido para a realização da pesquisa descritiva foi o estudo de caso baseado na metodologia da Harvard Business School (BARNES; CHRISTENSEN; HANSEN, 1994), com aplicação das seguintes técnicas para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, observações sistemáticas e entrevista semi-estruturada com o proprietário do empreendimento. Na execução da pesquisa, ocorreram visitas técnicas in loco. Posteriormente, foi realizada a análise e interpretação dos dados coletados, baseando-se na Fifth Annual Conference on Case Study Teaching in Science, University of Buffalo-SUNY (2004), que a caracteriza como um case aberto, pois é deixado à interpretação do pesquisador e pode possuir várias respostas corretas e válidas, dependendo da adequação e dos fatos apresentados na análise do caso. Quanto ao tipo, o estudo está enquadrado no case de decisão, pois o caso é analisado a fim de identificar os problemas principais, as causas e soluções possíveis, indicando recomendações a respeito da melhor solução. No processo de identificação dos problemas e análise dos ambientes internos e externos da organização, destacou-se a aplicação da matriz SWOT, importante ferramenta no gerenciamento da qualidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Constataram-se os seguintes problemas, no equipamento de lazer: falta de gestão da qualidade, baixo investimento em marketing e gestão de pessoas, falta de manutenção da infra-estrutura, de treinamentos para os colaboradores, e de sinalização turística adequada, com a não inserção na rota turística local. Os elementos positivos diagnosticados foram: temática diferenciada, preço de entrada acessível e incentivo a utilização da mão-de-obra local. Os pontos fracos foram: baixo nível de organização, alta rotatividade de funcionários, salários pouco atrativos, baixa qualificação do pessoal, insuficiente uso de tecnologias e baixo número de funcionários. O ambiente externo apresentou ameaças como: empresas concorrentes próximas, baixa demanda durante dias úteis e falta de investimento em marketing turístico. As oportunidades foram: desenvolvimento econômico local e realização de parcerias. Um dos impeditivos para aumentar a competitividade e participação no mercado baseou-se na falta de gestão da qualidade em serviços que perpassa pela gestão de pessoas.

CONLUSÃO

Com base nos resultados da pesquisa, identificam-se possíveis soluções para o fortalecimento da cultura organizacional: treinamentos, a fim de criar o senso de visão e missão, desenvolvendo valores, rituais, rotinas de trabalho e comportamentos incentivados. Sugere-se a realização parcerias estratégicas com stakeholders (grupos de interesses) tais como: meios de comunicação social, secretarias de turismo e de transporte urbano, agências de viagens e hotéis. Torna-se necessária a implantação de sinalização adequada com o propósito de facilitar o acesso ao parque, assim como a distribuição de panfletos informativos nos principais pontos de recepção de turistas possibilitando sua inclusão no cluster turístico local. A empresa não possui mecanismos de feedback, sendo opção a instalação de um Sistema de Informação para o Marketing (SIM). Quanto à alta rotatividade de funcionários, a empresa deve investir em manutenção e desenvolvimento (planos de formação e de carreira). O empreendimento necessita de um departamento que trate da conservação, limpeza e manutenção dos equipamentos com periodicidade. Recomenda-se ao Wang Park que trabalhe com base na mudança de percepção da competitividade para potencializar o crescimento empresarial.

Palavras-Chave: turismo de lazer; estratégias de marketing, gestão da qualidade.

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