Postagens populares

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LOJA DE ALUGUEL DE BICICLETAS: UM NEGÓCIO VIÁVEL?

LIMA, Felipe Gonçalves

PEREIRA, Tayana Rossane Ribeiro Pereira

Introdução

Em um pequeno passeio pela cidade podemos perceber que ela é cercada de veículos automotivos, pode-se perceber também a falta de bicicletas circulando pela mesma, e o desejo de muitas pessoas em circular de bicicleta por alguns trechos da cidade, mas que não possuem uma bicicleta em casa. Visando a melhoria neste setor, após a identificação deste problema, foi realizada uma pesquisa de mercado para saber se o serviço seria bem aceito pela população de São Luís e demais localidades.

Para a realização da pesquisa foi utilizada a aplicação de questionários fechados com abordagem quantitativa. Os questionários foram aplicados no período de 30 de junho de 2011 e 04 de julho de 2011, com acadêmicos de Turismo da UFMA e moradores do bairro do São Cristóvão e Cohatrac, totalizando 150 questionários.

Embora fique clara a necessidade da criação de uma loja de locação de bicicletas e a satisfação que esta geraria, a pesquisa não abarca a quantidade necessária de pessoas para que se possa identificar a viabilidade de se criar uma loja deste tipo e identificar o perfil completo dos potenciais usuários do serviço.

Símbolo de transporte barato, ecológico e saudável, a bicicleta liderou uma revolução cultural na busca do homem de se deslocar de forma mais eficiente. Seu surgimento envolve os séculos XV e XVI, quando ocorreram os primeiros estudos para um artefato de duas rodas, movido pela força humana. As máquinas inventadas, porém, eram pesadas e desajeitas, com mecanismos de correntes, alavancas e outros.·.

Hoje, é impossível ignorar o impacto causado pela bicicleta na história contemporânea da humanidade. Em algumas cidades européias, como Amsterdã e Barcelona, por exemplo, a bicicleta representa o principal meio de transporte da população. Na China, na Índia e em outros países asiáticos, o seu uso supera o de veículos automotores.·.

O Brasil está começando a perceber o potencial da bicicleta como alternativa viária. Algumas metrópoles já investem pesado em ciclovias para reduzir os engarrafamentos de trânsito. Em cidades pequenas, a bicicleta já é realidade, tornando-se o principal meio de locomoção dos habitantes.

Segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), nos seis primeiros meses de 2010 a procura por aluguel de bicicleta aumentou 46%, comparando com a mesma época no ano de 2009.

Desenvolvimento

57% dos entrevistados correspondem ao sexo feminino e 43% do masculino, sendo que 67% possuem entre 21 e 30 anos e 23% de 15 a 20 anos. Mais da metade( 57%) possui o ensino superior incompleto, 14% possui o ensino superior completo e 15%, o ensino médio completo. 45% possui faixa de renda entre 01 a 03 salários mínimos e 45%, menos de um salário mínimo.

Quando questionados se costumavam realizar exercícios físicos, 68% responderam afirmativamente, contra 52% que negaram. 47% identificaram “andar de bicicleta” como o exercício físico preferido, ficando a “caminhada” em segundo lugar, com 30%. A maioria dos entrevistados não possui bicicleta em casa (66%), sendo que apenas 44% possuem. Apesar disto, 81% gosta de andar de bicicletas. 42% dos entrevistados costumam andar de bicicleta de 2 a 3 vezes por semana.

Muitos mostraram-se interessado na criação de uma loja de aluguel de bicicletas, caracterizando como bom(54%) e ótimo(31%); sendo que 58% afirmaram que utilizariam este serviço

Considerações finais

De acordo com o resultado da pesquisa realizada, o que pode ser observado é que a cidade de São Luís tem um grande público interessado nos serviços de locação de bicicletas. Ou seja, há um nicho de mercado nessa área que ainda não foi explorado.

Segundo a pesquisa é possível concluir que a maioria dos moradores de São Luís pratica atividades físicas e que a bicicleta é um equipamento muito utilizado para essas atividades. É importante incentivar a realização de exercícios físicos por meio da bicicleta. Podemos perceber que a maioria também tem uma bicicleta e gosta de andar na mesma.

O estudo também nos mostra que o público jovem-adulto é o que mais utiliza a bicicleta, seja para a prática de atividades físicas ou pra passeio. E as praias são o local preferido para utilizarem a mesma. Se houvesse uma empresa de locação de bicicletas em São Luís, mais da metade dos entrevistados utilizariam estes serviço.

O mercado para esse tipo de investimento existe. O que falta é o olhar empreendedor dos investidores.

Referências bibliográficas

ABRACICLO. Disponível em: http://www.abraciclo.com.br/. Acesso em: 03 set. 2011

PASSOPONTO. Disponível em: http://www.passoponto.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=441. Acesso em: 03 set. 2011

SEBRAE. Disponível em: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2009/BUSCA_TEXTO2009?codigo=787. Acesso em: 03 set. 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário