¹Adriane Jéssica Rodrigues Pinheiro
¹Patrícia Melo da Silva
¹Bacharelando em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão.
RESUMO
Este estudo visa analisar como a comunicação está presente na vida e no cotidiano dos seres humanos e como estes se relacionam nos grupos que freqüentam. Abordará as relações interpessoais estabelecidas principalmente nos ambientes de trabalho. Foram realizados levantamentos de pesquisa e embasamento literário que abordam a relação do homem com a comunicação e o relacionamento interpessoal. O que se observa é que a comunicação sempre esteve presente no dia-a-dia do homem e que este precisa utilizá-la da melhor maneira possível para conseguir satisfação pessoal e profissional.
Palavras-chave: Comunicação. Relacionamento Interpessoal. Interação. Satisfação
ABSTRACT
This study aims to examine how communication is present in everyday life and of human beings and how they relate to groups who attend. Address interpersonal relationships established primarily in the workplace. Surveys were carried out research and literary foundation that address the relationship of man with the communication and interpersonal skills. What is observed is that communication has always been present in day-to-day man and it needs to use it the best way to achieve personal and professional satisfaction.
Keywords: Communication. Interpersonal Relationship. Interaction. satisfaction
1 INTRODUÇÃO
O homem é um ser social, ou seja, não consegue viver isolado, por isso busca viver em grupos: família, escola, trabalho, igreja, etc, dentro da sociedade em que está inserido. Surge então a necessidade de transmitir e receber informações de um indivíduo para outro Nesses grupos, o homem, busca se satisfazer, mas para que isso aconteça é preciso que haja comunicação.
A comunicação é o processo de comunicar ou comunicar-se com alguém. Pode ocorrer de duas formas: verbal, através da fala e da escrita ou não verbal, através de gestos, sinais e expressão corporal.
Neste processo os meios de comunicação como a televisão, internet, jornais e revistas, por exemplo, funcionam como intermediários nas relações sociais. Isso significa que os meios de comunicação. Servem como canais que levam as mensagens de uma pessoa para outra, de uma pessoa para um grupo, de um grupo para uma pessoa ou até mesmo de um grupo para outro.
As relações sociais ou interpessoais dependem da comunicação. É a forma como as pessoas se comunicam que indicará se o relacionamento interpessoal será bom ou não.
Este estudo abordará a comunicação, as relações interpessoais e como estas interferem na vida do homem.
O objetivo deste artigo é entender as relações interpessoais analisando o indivíduo e seu processo de comunicação. Com essa finalidade serão consultados autores como Agostinho Minicucci, Deivi Eduardo Oliari, Aldo Júnior Pasqualini, entre outros estudiosos que abordam sobre a comunicação e as relações interpessoais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: O INDIVÍDUO E SEU PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
Os homens foram feitos para viverem em sociedade, mas para que isso aconteça de forma harmoniosa é necessário que haja comunicação, que se utiliza de diversos meios para transmitir a mensagem desejada.
A todo momento estamos enviando mensagens e recebendo informações de alguém. A esse processo chamamos comunicação, se ela não existisse seria praticamente impossível viver em sociedade ou comunidade. Por esse motivo é preciso conhecer bem o processo de comunicação, pois esse conhecimento aprimora nossa capacidade de transmitir informações a outras pessoas e compreender suas reações ao receberem as mensagens que lhe transmitimos.
A comunicação é a própria essência do relacionamento humano e possui o poder de afetar a vida dos indivíduos.
Para que a comunicação aconteça de forma eficaz é necessário que existam, no mínimo, duas pessoas; os ruídos existentes devem ser excluídos, caso ao seja possível, minimizados para que a mensagem seja transmitida com qualidade e o receptor deve estar aberto para receber a informação. A troca de mensagens entre o emissor e o receptor pode ser alterada ou influenciada dependendo do contexto que eles estejam vivendo. Sendo assim, o contexto é um importante componente da comunicação. Se não estivermos atentos a todos os aspectos da comunicação o processo comunicativo não ocorrerá ou será ineficiente, causando frustrações aos interlocutores.
A comunicação interpessoal envolve trocas verbais e não verbais de informações e idéias. Não se refere apenas ao conteúdo, mas também aos sentimentos e emoções que as pessoas podem transmitir em um relacionamento.
Podemos considerar relações interpessoais como uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, acima de tudo, na forma de agir adequadamente.
Para entendermos melhor as relações interpessoais é preciso entender sobre personalidade, que é composta por várias características que tornam o indivíduo único e
diferente das outras pessoas. Revela-se através da conduta de um individuo e das reações das outras pessoas diante dessa conduta. Existem alguns fatores que determinam a personalidade de uma pessoa, são eles: herança biológica, o ambiente e a idade.
A base para a melhoria das relações interpessoais e a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas e que influenciam o seu comportamento. Para minimizar os choques culturais convencionou-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que facilitam as relações interpessoais. Como exemplos de ferramentas podem ser citados: a mímica, os computadores, a escrita, a língua, o telefone e o rádio.
A escolha dos meios de comunicação e das ferramentas deve ser feita com cuidado, porque podem interferir na mensagem. Uma vez transmitida, a informação, é transformada pelo receptor em conhecimento. O sucesso da comunicação não depende apenas de sua transmissão. É importante que o receptor compreenda, pois vivemos em uma sociedade composta por diversas culturas e o que pode ser de fácil compreensão para uma pessoa pode não ser para outra.
As relações humanas ou interpessoais são acontecimentos observados no lar, no trabalho, na escola, na igreja, etc, ou seja, nos grupos que os indivíduos costumam freqüentar. Se houver u bom relacionamento entre os membros de um grupo haverá interação entre eles.
A interação humana precisa de comunicação. O simples fato de estarmos em presença do outro modifica o contexto perceptivo, promovendo a interação que nada mais é do que comunicação com mensagens emitidas e recebidas de cada participante da situação conjunta.
É cada vez maior o número de empresas que estão preocupadas co o relacionamento interpessoal entre seus funcionários. Nos dias atuais, as mudanças ocorrem em uma velocidade acelerada, aumentando, assim, a competitividade entre as pessoas e entre as empresas. Surge então a necessidade de desenvolver um novo estilo de administração, voltado para o trabalho em equipe e o desenvolvimento das pessoas.
É de suma importância que as empresas ofereçam cursos e atividades que estimulem o relacionamento interpessoal entre seus funcionários porque ajuda a melhorar a produtividade através da eficácia. Antigamente, o trabalho satisfazia as
pessoas, com a subdivisão do trabalho o funcionário passou a se sentir desvalorizado e sem importância para a empresa. A pouca ou completa ausência de comunicação entre os setores contribui para essa desmotivação.
A motivação humana é flutuante e complexa. O homem deseja, porém só consegue sentir-se satisfeito por certos períodos de tempo, ele não consegue uma satisfação completa que seja infinita. Assim que satisfaz um desejo surge logo outro. O homem é gerido pelas suas necessidades básicas que podem motivá-lo ou não, são elas: necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc.; necessidades psicológicas como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição e necessidades de auto-realização como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento. Uma certa dose de insatisfação de necessidades faz com que o homem mobilize energias direcionadas para o crescimento pessoal.
“Motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do individuo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.” (CHIAVENATO, 2000, p. 161)
Os funcionários precisam ser motivados para que possam sentir-se importantes para a instituição. Muitas empresas têm trabalhado o relacionamento dos seus funcionários através de dinâmicas de grupo para auxiliar na integração entre os participantes ajudando-os a resolverem conflitos e proporcionando o autoconhecimento. Quando as pessoas se sentem bem no ambiente de trabalho e possuem uma boa relação com os outros membros da organização, elas consideram-se satisfeitas.
Às vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis, ficam mascarados e escondidos em cada um e só podemos percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros integrantes da equipe.
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo de suma importância para a organização, pois as mesmas valorizam cada vez mais tal capacidade. O relacionamento interpessoal é, com certeza, um dos fatores que influenciam no cotidiano e no desempenho de um grupo cujo resultado depende de
parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente empresarial é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um lugar dinâmico e que obriga uma interação intensa com os outros.
É extremamente importante saber lidar com a diversidade existente na empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um.
Estimulando as relações interpessoais todos saem ganhando: a empresa em forma de produtividade e o funcionário em forma de autoconhecimento, o que agrega valor em sua vida profissional e em sua relação com a sua família e com a sociedade em geral.
Contudo, existem pessoas que não conseguem lidar com opiniões diferentes da sua e deixam-se levar por uma impressão negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las melhor. Outro fator que pode prejudicar o relacionamento entre membros de uma equipe é o mau humor que cria uma espécie de escudo e isola a pessoa das demais.
Essa dificuldade de relacionamento afeta o desempenho do individuo na realização de suas atividades, pois nem sempre poderá contar com alguém para ajudá-lo. Ao realizar suas tarefas sozinho deixa de ouvir opiniões diferentes que podem contribuir com o seu trabalho. Outro aspecto negativo é que deixa de compartilhar escolhas e alternativas com os ouros e assim pode ocasionar algum risco, dependendo da decisão tomada.
O papel do líder nas relações interpessoais é muito importante porque é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes entre as pessoas da equipe. Ele deve tornar o clima agradável, permitindo ambiente onde prevaleça a união e a cooperação entre todos.
Um líder eficaz usa a comunicação para transmitir mensagens e levar seus subordinados a agir. Além disso, o modelo de gestão que ele aplica e suas ações também podem influenciar no desempenho dos liderados.
É preciso entender que liderança é diferente de autoritarismo. Agostinho Minicucci formula um conceito de liderança:
“Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação para que seja atingida uma meta.” (MINICUCCI, 2011, p.34)
O verdadeiro líder sabe gerenciar diversos tipos de situações sem fazer uso da força. A liderança usa como instrumento a comunicação já o líder autoritário usa a força para conseguir o que quer de seus subordinados. O líder deve fazer o seu papel oferecendo apoio aos liderados, oferecendo feedbacks (processos de ajuda para mudança de comportamento) e evitando qualquer tipo de atrito que possa acontecer entre os membros da equipe. O feedback proporciona aos indivíduos que estes melhorem seus desempenhos e assim alcancem os seus objetivos. É importante que o líder valorize a integração e destaque a importância de se ter um bom relacionamento dentro da empresa.
Porém nem tudo depende do líder. É preciso que todos estejam envolvidos para melhorar as relações humanas dentro das organizações. Os funcionários possuem um papel fundamental na construção de um ambiente saudável, pois suas condutas e atitudes podem evitar problemas futuros.
Atualmente, toda e qualquer instituição que queira tornar-se mais competitiva no mercado e obter êxito não admite mais o profissional individualista. Exige que seus funcionários saibam trabalhar em equipe e saibam interagir.
Quando estão em grupos, as pessoas possuem padrões próprios e agem diferente de quando estão sozinhas. O grupo não é a simples soma de indivíduos e comportamentos ele influencia as ações e os sentimentos de cada um de seus membros.
Vale a pena ressaltar que mesmo o ser humano não conhecendo profundamente as pessoas, possui experiências práticas sobre as reações dos outros e já desenvolveu certa habilidade para lidar com as formas previsíveis de atuação de diferentes pessoas. Entretanto, isto não impede que haja distorções no relacionamento interpessoal e interpretações errôneas sobre as pessoas e seus comportamentos em grupos. É impossível conhecer tudo sobre os indivíduos de um grupo, no entanto, se forem compreendidos e percebidos os pontos em querem ser satisfeitos, pode-se mais facilmente melhorar as relações neste grupo.
Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma
equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas é preciso que cada um faça sua parte.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O homem sempre viveu em sociedade e por isso sempre está em contato co os demais de sua espécie. Surge então a necessidade de se comunicar com as outras pessoas. Somos seres que nos completamos através do desenvolvimento em contextos socioculturais onde aprendemos a viver e a nos comportar.
Vivemos no interior de diversos grupos sociais onde conservamos relações com os outros. As relações que temos com as outras pessoas se caracterizam por sentimentos diferentes.
Para que a comunicação seja completa e ocorra de forma eficaz é preciso que o receptor compreenda a mensagem e a transforme em conhecimento. O emissor tem um papel muito importante porque ele deve escolher a melhor forma de transmitir a informação desejada para o receptor porque as pessoas possuem capacidades de assimilação diferentes. Saber entender e conduzir de forma amigável nossas diferenças é uma habilidade essencial na forma de nos comunicarmos. É importante lembrar que por ser individual, único, o ser humano, reage de forma diferente e única em situações semelhantes.
Atualmente as empresas têm procurado trabalhar o relacionamento interpessoal entre seus membros. Assim elas ganham em produtividade e o funcionário sente-se valorizado pela instituição. Quando o valor das pessoas é resgatado facilita o aprimoramento das pessoas e desenvolve a consciência de que o trabalho de cada um é a base sobre a qual os outros constroem a qualidade de seus trabalhos.
Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas. Mas, se acredita que quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades melhor será o desempenho de uma equipe.
Conclui-se, portanto, que o relacionamento interpessoal não favorece apenas os funcionários, mas também as empresas, pois um funcionário feliz, que tem suas necessidades atendidas trabalhará mais e melhor o que acarretará mais produtividade para a organização. Observa-se que o relacionamento interpessoal dependerá das realizações e satisfações necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.
REFERÊNCIAS
BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1. ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997, 183p.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6ª ed. São Paulo: Campus, 2000, 700p.
Disponível em
Disponível em < http://www.geocities.com> Acesso 15/08/2011
Disponível em < http://www.ogerente.com.br> Acesso 12/08/2011
Disponível em < www.guiadecasgratis.com> Acesso 12/08/2011
Disponível em < http://www.comportamento.com> Acesso 12/08/2011
GIACOMOZZ, Gilio; VALÉRIO, Gildete; FENGA, Claudia Reda. Descobrindo a gramática. São Paulo: FTD, 1992
HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores de empresas. São Paulo: EPU, 1986
MAGALHÃES, Celso. Técnica da chefia e do comando. 9. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1990, 104p.
MINICUCCI, Agostinho. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2011
OLIARI, Deivi Eduardo; PASQUALINI, Aldo Júnior. Caderno de estudos: comunicação empresarial. Centro Universitário Leonardo da Vinci-
Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009
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